Configurando o ESP8266 para usar comandos de terminal utilizando um usb-isp pl 2303 da prolific

Neste vamos falar do chip que está revolucionando o mundo Iot, trata-se do ESP8266, um chip de baixo custo, e com muitas funções.
A mais importante é o wi-fi, o sistema permite uma integração com a internet de maneira muito simples.

Afinal, o que é o ESP8266?

É um System-On-Chip com Wi-Fi embutido;
Tem conectores GPIO, barramentos I2C, SPI, UART, entrada ADC, saída PWM e sensor interno de temperatura; ( dependendo da versão )
As versões são identificadas por ESP-xx. O mais difundido é o ESP-01, de baixíssino custo. Existem versões que disponibilizam todos os pinos do SoC ( System On Chip )
A versão ESP-01 disponibiliza apenas duas Gpio´s.

CPU que opera em 80MHz, com possibilidade de operar em 160MHz;

Arquitetura RISC de 32 bits;
32KBytes de RAM para instruções;
96KBytes de RAM para dados;
64KBytes de ROM para boot;

Possui uma memória Flash SPI Winbond W25Q40BVNIG de 512KBytes;
O núcleo é baseado no IP Diamand Standard LX3 da Tensilica;
Fabricado pela Espressif;
Existem módulos de diferentes tamanhos e fabricantes.

O núcleo da CPU é baseado em um IP Xtensa, da Cadence, que foi modificado a critérios da Espressif. O foco do artigo não está em detalhes técnicos aprofundados da CPU, então, quem tiver mais interesse sobre estas informações pode dar uma lida no site da Cadence.

Neste artigo, utilizarei o modelo ESP-01, que disponibiliza apenas alguns pinos de GPIO
Ainda assim, esse pequeno chip permite o uso em muitas aplicações.

Para iniciarmos no mundo do ESP antes de mais nada, é preciso se comunicar com o módulo.

Neste artigo utilizei

– um USB-ISP PL2303 da prolific

– um modulo ESP8266

– cabos para conexao

– uma fonte de protoboard com saida de 3.3V, se você não tem essa fonte, sugiro utilizar um regulador ams1117, o circuito é mostrado abaixo. Com isso você usa a tensão de uma usb, ou fonte externa de 5v, nunca se esqueça de unir os pinos terra.

– tres resistores: 2 de 1k ohm e 1 de 2k2 Ohms

Neste artigo, utilizei o Windows 7 como plataforma de testes. Reparei, olhando alguns fóruns de esp, que alguns usuários tiveram problemas de diver do pl2303 com o windows 10.

– Primeiro precisamos instalar corretamente os drivers da pl2303, o instalador está no site da Prolific. Reparem que são DOIS drivers, um para a USB, e outro para a serial. Percebiem muitos fóruns uma certa confusão na instalção dos drivers. O ideal é instalar antes de se conectar o módulo, do contrário será necessário ir ao gerenciador de dispositivos do windows e atualizar o driver.

Você pode baixar os drivers nesse link

Se a instalação ocorreu normalmente o seu gerenciador de dispositivos não vai ter nenhum warning de driver. Procure em USB e seriais.

Antes de começar a ligar o módulo, não podemos esquecer. O ESP8266 funciona com 3.3v!!! Não conecte em 5v no vcc e nas entradas do chip, ou você pode perder seu módulo precioso.

Utilizei o circuito a seguir para a conexao. No lado do USB-ISP pl2303 basta conectarmos 3 pinos, , e . O pino deve estar ligado, na fonte, no esp e no usb-isp.

Diagrama de conexões para o ESP8266 utilizando um usb-isp pl2303

Verifique os pinos do ESP8266

E os pinos do USB-isp pl2303 ( os nomes estão impressos na placa )

Usb Isp Pl2303

Para testarmos o módulo, podemos usar qualquer programa de monitor de serial. A interface do Arduíno possui um. Outra opção é utilizar o putty em modo serial.

Tome cuidado com a configuração da serial. Existem várias configuraçoes de velocidade. No meu caso, o modulo veio configurado para 115200 bps, Já vi em vários artigos, módulos configurados com 9600 bps.

Se tudo correr bem, basta iniciarmos o monitor serial, selecionar a correta (
veja no gerenciador de dispositivos, interface serial ). A Ide do Arduino ou o putty mostrarão a COM, se elea estiver configurada corretamente.

Montagem do teste de conexão Pl2303 – ESP8266 no Pc

E pronto!!! basta dar um comando AT, e verificar se a resposta OK chega na sua interface serial.

No próximo artigo, falarei sobre o uso dos comandos AT.

Com esses comandos, poderemos ativar a interface wi-fi, ativar um miniservidor web, e através deste servidor, acender a apagar leds através das gpios.